segunda-feira, 28 de setembro de 2015

São Francisco e a Paz

São Francisco e a paz

Um dos elementos mais fortes do carisma franciscano é sem dúvida a questão da cultura de paz. São Francisco de Assis durante a sua vida, dentro do seu processo de conversão, muitas vezes ajudou a mediar conflitos e assim foi constituindo-se o grande “arauto da paz”. Aquele que anunciava, através de seus atos e palavras, atitudes de paz.
Percorrendo a tradição franciscana veremos as mais variadas dimensões de construção da paz tecidas por Francisco de Assis. Seja na história do “Lobo de Gúbio”, onde aparece a mediação de paz entre a indiferença social, daqueles que tem diante daqueles que não tem por falta de oportunidade. Também há a mediação de conflitos políticos entre o bispo e o prefeito de Assis, ou ainda, “a paz inter-religiosa” no encontro com o sultão.
Para Francisco a construção da paz depende da conversão interior de cada um de nós. É um trabalho árduo e exigente como notamos nos escritos da Verdadeira Alegria: “E se nós diante da porta fechada, sob a noite e a neve que cai, Conservarmos a paz, isto é a verdadeira alegria”. Não podemos, em Francisco, confundir a paz com submissão e sim como um ato de tentar compreender o outro com sua cultura, hábitos e história. Somente através da acolhida e humildade é possível franciscanamente falar de paz.
Ainda é preciso falar da marca popular franciscana que é a expressão “paz e bem”. Esta expressão tem sua origem na escuta atenta que Francisco faz do Evangelho (Lc 10,5) onde Jesus indica como os discípulos devem andar pelo mundo. Nos escritos franciscanos vamos notar que Francisco, várias vezes, refere-se a Deus como “o Sumo Bem”, sendo assim na expressão “PAZ E BEM” porta para quem a recebe o desejo de paz decorrente do amor misericordioso de Deus. Não é qualquer paz.

A nossa Rede de Comunidades tem sido ao longo destes anos um testemunho vivo da construção da Paz aqui em nossa região: as lideranças de nossas comunidades trabalham na acolhida e visitação de pessoas, nossas pastorais sociais que ajudam na superação da fome e necessidades básicas de algumas famílias e também o engajamento e parceria com diversas entidades para o bem comum de nossos bairros. Tudo isso é fruto de uma espiritualidade cristã franciscana de cultura pacífica. 

Frei Franklin Freitas, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário