terça-feira, 3 de julho de 2012

Documento Franciscano na Cúpula dos Povos

Durante a Cúpula dos Povos na Rio +20 cerca de 60 pessoas da família franciscana, juntamente com representantes da JUFRA, que estiveram nos Enlaces das Juventudes, se comprometeram a trabalhar em conjunto no pós Rio +20. Leia o documento abaixo, com as 3 propostas de atuação (1) no campo da autenticidade de vida (Estilo de Vida, da luta contra a mineração e extrativismo; e na continuidade da campanha Não à Economia Verde buscando paradigmas alternativos para a sociedade. Tudo isso além de se comprometerem com o que propõem a Declaração Final da Cúpula dos Povos.

      Encontro da Família Franciscana na Rio+20: de 15 a 23 de junho de 2012

   Muitos são do parecer de que nos encontramos em um momento crítico da história da Terra. A crise social, ambiental e econômica requer um repensar da situação atual, com a finalidade de descobrir modalidades eficazes para promover a responsabilidade um para com o outro, para com todos os outros seres vivos, para com as gerações futuras e para com o nosso planeta. Como seguidores de Francisco de Assis – patrono da Ecologia – somos chamados a compreender a fundo o mundo em que vivemos e lutar em defesa da vida em plenitude para toda a criação de Deus.

    A Família Franciscana decidiu recentemente destacar mais fortemente a questão da justiça Ambiental. Como parte desse esforço comum, um grupo de aproximadamente 60 franciscan@s se reuniu no Rio de Janeiro durante a Cúpula dos Povos e a Conferencia da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável – RIO+20. Nossa delegação incluiu aqueles que participavam dos eventos oficiais das Nações Unidas, coordenados por uma equipe da Franciscans International, e aqueles que participaram dos eventos paralelos da Cúpula dos Povos. Juntos refletimos temas essenciais como sustentabilidade, direitos humanos e ambientais, espiritualidade, pobreza, povos indígenas e economia verde, entre outros. Nós nos empenhamos em partilhar os nossos valores e visão para um mundo melhor com os outros que também estavam reunidos nesses encontros. Como franciscan@s temos uma visão comum da pessoa humana, da sociedade e da natureza. A nossa tradição franciscana nos permite compartilhar a preocupação ética por relacionamentos saudáveis para com toda a criação, dando ênfase especial aos marginalizados.

    Durante as discussões refletimos sobre as diversas realidades e necessidades locais. No decorrer de nossas discussões, ficou claro que os problemas locais se relacionam intimamente com o global. Por conseguinte decidimos, como membros da Família Franciscana internacional, elaborar propostas a serem implementadas conjuntamente. Enquanto os grupos locais e regionais continuarão a trabalhar suas questões específicas, nós nos comprometemos a promover as seguintes propostas, a serem implementadas pela Família Franciscana Global:

Promover a autenticidade de vida (Estilo de Vida)

Participar no projeto sobre mineração dos promotores de JPIC em Roma.

Continuar a campanha Não a Economia Verde, denunciando os problemas criados pela economia verde e buscando paradigmas alternativos para a sociedade.

Todas as três propostas devem procurar:
   1. Preparar material formativo (incluir definições básicas) e oferecer oportunidades formativas para os nossos irmãos e irmãs e para aqueles com quem trabalhamos.

   2. Sistematizar uma serie de colocações sobre novos paradigmas para a sociedade desde a perspectiva franciscana.

   3. Aprofundar o conhecimento na Espiritualidade Franciscana, incluindo a preocupação com a criação. Preparar e/ou partilhar orações e celebrações sobre estes temas.

   4. Trabalhar com pessoas que são conhecedoras ou especialistas nos assuntos que serão abordados.
Denunciar violências praticadas contra pessoas marginalizadas.
Criar e/ou fortalecer redes dentro da Família Franciscana e com outros organizações e movimentos da sociedade civil.
Encorajar a Família Franciscana global a se envolver nos processos de reflexão, construção e execução das políticas públicas.

Cooperar com grupos/redes que já existem;

Empenhar ações para fortalecer o trabalho com as comunidades de base.
Finalmente, os participantes confiaram o desenvolvimento das três propostas concretas a diferentes grupos e indivíduos. Bernd Beerman OFM Cap e a Família Franciscana da Alemanha ficaram responsáveis pela proposta sobre a autenticidade do estilo de vida. Sheila Kinsey FCJM e Joe Rozansky OFM ficaram responsáveis pela proposta de Mineração. O SINFRAJUPE, organização de JPIC da Família Franciscana no Brasil, ficou responsável pela proposta sobre a Economia Verde.

Os participantes avaliaram a experiência franciscana no Rio de forma muito positiva. Apesar de poder ter havido uma maior integração dos diferentes grupos presentes, a reunião nos permitiu conhecer pessoas da família franciscana muito envolvidas em questões relacionadas com a justiça ambiental, criar e/ou fortalecer as nossas redes, e oferecer propostas que nos permitirá abordar questões globais como uma família. Foi claramente afirmado que, ainda mais importante que nossa presença nos eventos no Rio, é o nosso compromisso de compartilhar os resultados com os nossos irmãos e irmãs em todo o mundo, e trabalhar juntos por um mundo melhor, onde todas as criaturas de Deus possam desfrutar de respeito, dignidade e vida em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário