sexta-feira, 3 de julho de 2009

EDUCAR A VONTADE DE APRENDER.

A busca pelo conhecimento acompanha a humanidade através da história. Ela perpassa os tempos e chega a nossa época como um dos grandes desejos do homem. A dificuldade, porém é, desejamos o conhecimento, mas continuamos na ignorância. Porque então permanecemos na ignorância? Esta ocorrência se da pelo fato de que não basta apenas cobiçar o conhecimento, é preciso educar a vontade de aprender empenhando-se em adquiri-lo verdadeiramente.
Acostumados com a era globalizada optamos, na maioria das vezes, em adquirir conhecimentos pelos meios de comunicação em massa que absorvem menos o nosso tempo, mas não criamos o hábito de investigar as informações que recebemos através dos mesmos e nem comparamos os pontos de vista transmitidos. Não há um esforço da nossa vontade na busca pelo saber, nos contentamos passivamente com qualquer informação, muitas vezes dúbia, que imprime em nós falsos conhecimentos e disfarça a nossa ignorância.
A leitura de bons livros, por exemplo, exercita o nosso modo de pensar e refletir. Temos que nos motivar para exercícios de leitura da mesma maneira que nos motivamos para exercícios físicos de cuidado com a saúde; investir tempo e sermos perseverantes conduzindo a própria vontade como se fossemos “atletas literários”.
Portanto através do esforço na busca do saber, do exercício de leituras com investimento de tempo é possível sim educar a vontade de aprender e assim sair da ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário